sábado, 21 de novembro de 2009

PLEUNASMO


Flávia Rolemberg Bastos
Julia Maria Godinho Barbosa
Marcia Pereira da Silva Torres
Rosangela Ferreira da Silva
Vanessa Ferreira
Vania Regina Santiago da Cruz



Neste vídeo o ator Marcius Melhem, “satiriza” as dificuldades encontradas em nossa língua materna. Utilizando do humor, encontra uma didática diferente para falar sobre os vícios de linguagem tão comuns em nosso cotidiano.

Esta sátira, leva-nos a refletir sobre alguns aspectos do ensino da Língua portuguesa nas escolas: Por que as crianças encontram tantas dificuldades em seu aprendizado? Quais os fatores atuais que contribuem para este fracasso? Que metodologia, nós professores, devemos usar para melhorar este quadro?

O mundo está em constante e rápida mudança, onde as informações precisam ser processadas velozmente. Muitas hipóteses poderiam ser levantadas para justificar essas dificuldades, como: a falta de motivação, uma menor carga horaria nos estudos de língua Portuguesa, condição social e responsabilidade familiar. Quan­do pro­fes­so­res se abrem às mudanças e se atua­li­zam, veri­fi­ca-se uma prá­ti­ca peda­gó­gi­ca dife­ren­cia­da voltada para um tra­ba­lho con­tex­tua­li­za­do com a gra­má­ti­ca.

Os Parâmetros Cur­ri­cu­la­res Nacio­nais, em 1997, refor­çaram esta ten­dên­cia opor­tu­ni­zando um tra­ba­lho de refle­xão gra­ma­ti­cal inte­gra­do à lei­tu­ra. Ou seja, um tra­ba­lho que utilize a língua construindo sentidos para o texto. Utilizando-se de ludicidade e de inúmeras atividades de reflexão sobre o sistema de escrita, explicando as relações por meio do trabalho com diferentes gêneros e linguagens, habilidades e competências específicas.

O ensino de língua portuguesa assume, portanto, um papel decisivo, pois amplia a capacidade de expressão verbal, refletindo socialmente e desenvolvendo um conjunto de capacidades mentais.

O ­melhor cami­nho para o ensi­no de Lín­gua Por­tu­gue­sa é o diálogo entre pro­fes­so­res e alu­nos, par­tilhan­do de seus conhe­ci­men­tos lin­güís­ti­cos empí­ri­cos integrando novos conhecimentos e contextualizando-os para que ganhe real sentido e importância para seu aprendizado.

Fonte de consulta:
http://pl.atualeditora.com.br/portugues/site/teoria/ensinodalp4.cfm

Nenhum comentário:

Postar um comentário